Liberalismo: estabelecendo relações com o Capitalismo e o Socialismo
Postado por
thayná santana
On
18:38
No fim do século XVIII e início do século XIX, várias transformações afetaram a política e a condição da sociedade europeia. Dentre estas mudanças, o crescimento exponencial do capitalismo é citado como uma das mais importantes, e diversas linhas de pensamento surgiram buscando dar sentido ao enorme desenvolvimento desse sistema social. O capitalismo, apesar de incutir na população uma grande capacidade de racionar recursos e se desenvolver materialmente, trouxe também uma série de problemas sociais, como a desigualdade e um sentimento de individualismo extremamente comum na ideologia burguesa. Os aspectos positivos e negativos da nova política vigente, juntamente com a grande efervescência intelectual que acontecia na época, fez despontar no mundo duas correntes de pensamento opostas: o liberalismo e o socialismo.
Liberalismo e o acúmulo de capital
A corrente liberal era árdua defensora dos princípios que compunham a então nova realidade proporcionada pelo sistema capitalista. Para os liberalistas, era essencial o direito à propriedade privada, a liberdade plena no desenvolvimento de atividades comerciais e a igualdade de todos os indivíduos perante a lei. Para os defensores desta corrente, a prosperidade do homem beneficiava a sociedade como um todo e, assim, a riqueza agiria como algo positivo e acessível para todos aqueles que trabalhassem.
O socialismo e seus argumentos
Do outro lado da moeda se encontrava o socialismo. Enquanto os liberalistas acreditavam que a miséria do homem tinha origem apenas em seu fracasso pessoal, o socialismo defendia que os problemas do capitalismo tinham origem nas relações sociais estabelecidas entre os homens. Os socialistas descobriram e argumentavam que o sistema capitalista criou, na verdade, uma guerra entre as classes sociais, e o acúmulo de capitais passou a agir como grande fonte dos problemas da sociedade na época.
Tais pensamentos são responsáveis por grande parte das questões e do desenvolvimento social que vivenciamos atualmente.
0 Responses to 'Liberalismo: estabelecendo relações com o Capitalismo e o Socialismo'
Postar um comentário