Ideologia é um termo que possui diferentes significados. No senso comum significa ideal, e contém um conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
Diversos autores utilizam o termo sob uma concepção crítica, considerando que ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento; persuasão, e não da força física, alienando a consciência humana. Para Karl Marx, a ideologia mascara a realidade. Os pensadores adeptos dessa escola consideram a ideologia como uma idéia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.
O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy e o conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
No século XX, varias ideologias se destacaram: ideologia fascista implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940, a ideologia comunista implantada na Rússia e outros países, e visava a implantação de um sistema de igualdade social, ideologia democrática, surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e têm como ideal a participação dos cidadãos na vida política, ideologia capitalista surgiu na Europa e era ligada ao desenvolvimento da burguesia, visava o lucro e o acumulo de riqueza, ideologia conservadora que são idéias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade, ideologia anarquista, que defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder e ideologia nacionalista, que exalta e valorização da cultura do próprio país.
Segundo o dicionário:
ideologia (ideo- + -logia)
Conceito de Socialismo
É uma ideologia política, com consequências para o desenvolvimento social e econômico, que surge como uma reação ao modelo econômico e político do capitalismo e do liberalismo da Revolução Francesa, que colocou o dinheiro, como o fator econômico mais importante, em comparação com as necessidades dos trabalhadores, gerando uma desigualdade social enorme.
Diante da defesa da propriedade privada capitalista, o socialismo afirma a necessidade de intervenção estatal na economia para distribuir a propriedade dos bens de acordo com as necessidades de cada um, a evoluir para a propriedade coletiva dos meios de produção que viria com o comunismo.
Assim, o socialismo é configurado como a necessária fase prévia ao comunismo, aonde já não seria necessário o Estado. O objetivo é uma sociedade de iguais, sem classes sociais, onde os trabalhadores possuam os meios de produção, uma vez que eles consigam se organizar e ir além da fase do socialismo. Enquanto isso, o Estado vai cuidar de igualdade social.
O socialismo empurrou as demandas sociais do século XIX, e a sindicalização dos trabalhadores para lutar por seus direitos, abusados ferozmente desde a Revolução Industrial, que explorou os trabalhadores agrícolas sem remuneração de qualquer espécie, pelos donos dos empórios fabris. Não é por acaso que a Revolução Industrial começou na Inglaterra e também socialismo.
Sua primeira corrente era um socialismo utópico, logo apareceu Karl Marx, com sua proposta de socialismo científico. No século XX foi o auge do socialismo, liderado pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) se opondo, especialmente durante a Guerra Fria, ao bloco capitalista, cujo líder era os EUA. Mas eles não veriam o fim do século, como URSS, porque o país se desintegrou na sua última década.
A democracia social dos Estados contemporâneos tendem hoje em dia a tentar eliminar o enorme espaço e polaridade entre ricos e pobres, através da redistribuição da riqueza, sem eliminar a propriedade privada. Por exemplo, a imposição de maior tributação dos ricos para apoiar as demandas sociais de educação, saúde, segurança e justiça dos pobres.